Informativos

Moldagem por Sopro

artigo-sopro

Saiba como funciona o processo de moldagem por sopro para transformação de garrafas.

Um dos processos mais complexos, a moldagem por sopro é uma combinação dos processos de extrusão (do funil até o molde) e de termoformagem (no que diz respeito a formação da peça no interior do molde), sendo aplicado para a produção de peças ocas como garrafas e bombonas.Devido a complexidade do processo e necessidade de fluidez específica, existe uma certa limitação de termoplásticos utilizados, sendo mais comum o uso de PEAD, PVC e PP.

 

Como funciona o processo?

artigo-sopro2Primeiramente, o plástico granulado ou moído é despejado no funil da máquina, segue o mesmo processo normal de extrusão sendo transportado por uma rosca através de um cilindro, sendo fundido pelo calor do atrito e por aquele fornecido por resistências elétricas fixadas na parte externa do cilindro.

Ao passar pela matriz da unidade extrusora, o material toma a forma de uma espécie de mangueira chamada parison. Então o molde se fecha sobre o parison, que é cortado por uma lâmina, antes que um bico de ar seja introduzido no parison e sopre-o para que tome a forma do molde. Após um breve período de resfriamento, o molde se abre e ejeta a peça.

 

Vantagens e desvantagens

O bom do processo de sopro é que possui um ferramental relativamente barato quando comparado com o processo de injeção, por exemplo. O molde é simples, não precisa de tantos cálculos para ser projetado e pode ser feito de cobre-berílio, alumínio ou aço inox.

A desvantagem fica por conta da dificuldade de se controlar a espessura da peça.

 

Moldagem por injeção-sopro

Existem variantes do processo de sopro comum, como a injeção-sopro, onde numa mesma máquina existe a injeção do parison (pré-forma) e logo após o sopro. É usado basicamente para a fabricação de frascos e garrafas de PET, já que é possível obter peças mais precisas e sem rebarbas.

Conheça nossos produtos e marque uma visita. Teremos imenso prazer em conhecer você. Nossa linha completa pode ser apresentada através de agendamento com visita no local de sua escolha. Entre em contato hoje mesmo.
Entrar em contato
Fonte: Tudo sobre plásticos

Nenhum comentário ainda


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *